Profissão Mãe

As três gerações! (Eu, minha mãe Sandra e minha vó Zely)

Vou extender a homenagem feita às mães com um texto muito legal que recebi por e-mail. Ele foi lido no almoço de ontem aqui em casa para minhas Doutoras-Sênior!!

É um pouquinho longo, mais vale a pena!

Ouvi uma vez a seguinte história: Uma mulher foi renovar sua carteira de motorista. Chegando lá, pediram-lhe para informar qual era sua profissão. Ela hesitou, sem saber como se classificar.
“O que eu pergunto é se tem algum trabalho”, insistiu o funcionário.
“Claro que tenho um trabalho” exclamou. “Sou mãe!”
“Nós não consideramos mãe um trabalho. Vou colocar dona de casa”, disse o funcionário friamente.

Não voltei a lembrar-me desta história até o dia em que me encontrei em situação idêntica. A pessoa que me atendeu era obviamente uma funcionária de carreira, segura, eficiente, dona de um título sonante.

“Qual é a sua ocupação?” perguntou.
Não sei o que me fez dizer isto. As palavras simplesmente saltaram-me da boca para fora: “Sou Doutora em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas.”

A funcionária fez uma pausa, a caneta de tinta permanente a apontar pra o ar, e olhou-me como quem diz que não ouviu bem.
Eu repeti pausadamente, enfatizando as palavras mais significativas.

Então reparei, maravilhada, como ela ia escrevendo, com tinta preta, no questionário oficial.

“Posso perguntar” disse-me ela com novo interesse “o que faz exatamente?”
Calmamente, sem qualquer traço de agitação na voz, ouvi-me responder: “Desenvolvo um programa de longo prazo (qualquer mãe faz isso), em laboratório e no campo experimental (normalmente eu teria dito dentro e fora de casa).
Sou responsável por uma equipe (minha família), e já recebi quatro projetos (todas meninas).
Trabalho em regime de dedicação exclusiva (alguma mulher discorda?).
O grau de exigência é a nível de 14 horas por dia (para não dizer 24)”

Houve um crescente tom de respeito na voz da funcionária, que acabou de preencher o formulário, se levantou, e pessoalmente abriu-me a porta.

Quando cheguei em casa, com o título da minha carreira erguido, fui recebida pela minha equipe: uma com 13 anos, outra com 7 e outra com 5. Do andar de cima, pude ouvir meu novo experimento – um bebê de seis meses – testando uma nova tonalidade de voz.
Senti-me triunfante!

Maternidade… que carreira gloriosa!

Assim, as avós deviam ser chamadas Doutora-Sênior em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas, as bisavós Doutora-Executiva-Sênior em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas e as tias Doutora-Assistente.

Uma homenagem carinhosa a todas as mulheres, mães, esposas, amigas, companheiras, Doutoras na Arte de Fazer a Vida Melhor!

Por Ana Elisa Bassi

3 Respostas to “Profissão Mãe”

  1. Bruno R. Says:

    Nunca vi melhor descrição para a “profissão” mãe! É realmente um grande trabalho. Diria até que (um pouquinho) mais complicado do que ser pai (não vou desmerecer totalmente os pais né, já que essa poder ser uma “profissão” minha no futuro).

    Adorei a foto! =)

    =**

  2. Letícia Says:

    Texto interessante!! As pessoas levam a vida muito a sério.. e procurando o respeito na formalidade, acabam sendo desrespeitosas demais!
    Uma professora minha disse que permitiria atrasos em sua aula por aqueles que tivessem que trabalhar a noite inteira e que iriam direto para a aula. Um aluno então foi conversar com ela, dizendo que é Músico e que trabalhava no Rio todo domingo até de manhã.. chegaria assim direto do Rio, mas atrasado para aula. Ela não aceitou. Não era um trabalho que merecia essa atenção. Já está reprovado na matéria dela por falta. Absurdo.

    Beijos.
    🙂

  3. vovodelicia Says:

    Que linda essa família!!!
    E ainda são todas maravilhosas, ótimas pessoas!!!!

    O texto é muito legal e diz uma coisa bem verdadeira, infelizmente: a profissão de mãe não é reconhecida!

    Beijo ;**
    Luiza (conectada no PC da Ana)

Deixe uma resposta

