Coisas da vó!

E aí, pessoal, tudo firme na paçoca? Ou preferem o atual “beleza”?

Liguei para minha vó Zely e para sua digníssima irmã que está com ela, minha tia Zélia, para pedir um help no post de hoje. Saí da conversa com um vocabulário cheio de expressões novas (pra mim!)! Talvez, com uma busca no google, seja possível encontrar várias expressões como essas que seguem, mas ouvir da vovó, no meio de risadas, sabendo que elas realmente foram usadas, não tem preço! 

– Esse aí é pão, e ainda por cima doce.

– Tá igual espingarda sem mira = pessoa desorientada.

– Apanha com o cajado quem se mete onde não é chamado.

– Mais perdido que minhoca em galinheiro.

– Nem tudo que balança está no parque.

– Se o rato ri do gato é porque existe um buraco perto = ninguém dá ponto sem nó! (ponto sem nó todo mundo sabe, né?!)

– A fome faz sair o lobo do mato.

– Galinha velha é que dá bom caldo.

– Pra pé torto, só chinelo velho.

Hiiii… se eu não tivesse pegado essa dupla dinâmica de surpresa, no meio da novela, imagino que essa lista seria bem maior! Só vou ensinar uma coisa para as meninas e pais das meninas antes de encerrar, lembrança que veio durante a conversa: Se a sua filha arranjar um namorado, convide-o para chupar cana. Se ele começar pelo lado mais doce (o que fica na terra) não será um bom marido! (Sério! Conselho do bisavô Pedro, aplicado com minhas tias e avós, vale a pena tentar?)

Fico por aqui! Sem chorumelas* pessoal, porque hoje estou no pó da rabiola**!
* Choro desnecessário, inventado; frescura;  
** Cansada; derrotada.

Por Ana Elisa Bassi

PS: faça a sua contribuição, vamos ampliar o nosso repertório de expressões de vó! =D

4 Respostas to “Coisas da vó!”

  1. Fernanda Says:

    HEuheueheuehueh Tudo firme na paçoca é muito bom! heueheuheuhe
    Minha avó sempre fala:

    – Fora de serie
    – Não está no Gibi
    – Mas será o benedito?
    – Chama de brancura rinso quem é clarinho.

    Ai que saudade da minha avó!

  2. Angélica Says:

    Aniiiiiiinha! Que legal o seu blog!!!
    Adorei, vou vistar mais vezes!!!

    hehehe… a minha vó também tem muitas pérolas! Pra mim a mais diferente é:
    “Chove chuva pra molhar minha plantação!”
    Ela diz isso quando quer que alguma coisa dê certo!

    Beijo, aninha

  3. Letícia Says:

    haha!! Lgal!

    Essa é uma tarefa fácil para Ju, hem!!
    – Supimpa!!

    🙂

  4. Letícia Says:

    Tive que voltar aqui.
    Minha avó, domingo, soltou uma na hora do almoço, que todos riram..
    “Até trovou!”

    Não conhecia, nem meus pais, nem ngm que estava à mesa.. hehe.. ela n quis explicar.. mas deduzimos, pelos conhecimentos literários, que era o mesmo que “Até rimou”.

    haha
    🙂

Deixe uma resposta

