19 de abril, dia de Santo Expedito – faça seus pedidos!

Acredita-se que Santo Expedito realiza as causas urgentes, chovem pedidos no dia 19.

Hoje, na volta do estágio, no ponto de sempre, esperando o ‘bus’ de sempre, esta que vos escreve, estava pensativa, imaginando o que escrever no blog… Achei o último post de grande importância para o Vovó Delícia, afinal, não adianta só contarmos histórias marcantes, legais, sendo que o papel do idoso anda tão comprometido e desgastado em nossa sociedade atual.

Assim, consegui fazer a minha pauta unindo a vontade de estender a idéia de “O abandono na terceira idade” e a comemoração do dia de Santo Expedito.

Ao entrar no ônibus, recebi de uma mulher um santinho de Santo Expedito. O papel dizia:

“Santo Expedito foi martirizado na Armênia, ele era militar, e um dia, tocado pela graça de Deus, resolveu mudar de vida. O espírito do mal apareceu para ele em forma de corvo e lhe segredou: ‘Cras, Cras, Cras’, palavra latina que quer dizer amanhã, isto é, ‘Deixe para amanhã! Não tenha pressa! Adie a sua conversão!’.
Santo Expedito, pisoteando o corvo, esmagou-o gritando: ‘Hodie’, que quer dizer ‘hoje’, ou seja, ‘Nada de protelações é para já!’.
Por isso que Santo Expedito é sempre invocado nos casos que exigem solução imediata, nos negócios urgentes, e que qualquer demora poderia causar grande prejuízo.
Santo Expedito não adia o seu auxílio para amanhã. Ele atende hoje mesmo, ou na hora em que precisamos de sua ajuda. Mas ele espera que também nós não deixemos para amanhã nossa conversão.”

Conversando com a pessoa sentada ao meu lado, pensamos em vários pedidos imediatos que poderíamos fazer à Santo Expedito: falamos em dinheiro, trabalho, ela pensou no fim da pedofilia e até na volta da Isabela Nardoni. Eu concordei, disse que um futuro melhor para as crianças era fundamental, foi quando fui surpreendida com um último pedido: “e mais respeito aos idosos também!”.

Concordei 100%! O envolvimento da equipe Vovó Delícia com tantas histórias de vovôs e vovós me fez descobrir uma palavra-chave: compreensão. Compreensão com as diferenças, com a condição de vida, com o ritmo, com as necessidades, compreensão com quem fez história, com quem viveu em outro tempo… compreensão!

Além do mais, é uma educação coletiva, uma mentalidade que, a longo prazo, contribui com um futuro inevitável para qualquer um de nós!

Por Ana Elisa Bassi

3 Respostas to “19 de abril, dia de Santo Expedito – faça seus pedidos!”

  1. Fernanda N. Says:

    É impressionante como esse assunto precisa ser discutido, já presenciei muitas situações de desrespeito aos idosos… em transporte coletivos então? Não só motoristas como pessoas que não respeitam os lugares reservados e por aí vai… São iniciativas como essa que fazem a diferença. Que o Brasil inteiro leia esse post e o anterior e reflita.

    Vocês estão de parabéns!

  2. Letícia Says:

    Esses ônibus, hem..
    acho que vc devia tirar o carro da sua “lista de bens que deseja ter no futuro”! hehehe
    E o meu pedido (um pouquinho atrasado, mas valendo) é que vcs continuem com esse blog mesmo depois de acabar a “obrigação”!!
    beijos!!!
    🙂

  3. vovodelicia Says:

    mais respeito mesmo, não vou esquecer que que eu ouvi ontem na aula daquela idiota…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: